13 de Março de 1969: Porsche apresentou o 917

O 917 é uma referência que faz parte da tradição desportiva da Porsche, mas tudo começou a 13 de Março de 1969, quando a marca de Weissach o apresentou no Salão Automóvel de Genebra.

Não era – e continua a não ser – habitual assistir à apresentação de modelos destinados a uma utilização em competição no Salão Automóvel onde surgem as novidades para o dia-a-dia. Mas, para homologar o 917 para o Campeonato do Mundo, era necessário produzir 25 unidades e a Porsche necessitava de encontrar o maior número de potenciais compradores para um carro com um preço de 140.000 marcos, um valor que, na época, permitia comprar 10 coupés 911...

Não se sabe quantas unidades terão sido vendidas, mas sabe-se que a Porsche teve várias formalidades para ultrapassar o processo de homologação, apesar do 917 ter alinhado à partida do Mundial de 1969 onde foi a referência até 1991, altura em que foi ultrapassado pela alteração dos regulamentos.

Entre 1972 e 1973 sobreviveu, e continuou a vencer, no Campeonato CanAm nos EUA e Canadá. Ao longo da sua história terá conhecido mais de 10 versões diferentes.

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